O que é um Chargeback e como é efetuado?

 

Chargeback (ou contestação) é o nome atribuído para a ação do comprador de solicitar o estorno/reembolso de uma compra direto com o cartão.

Um Chargeback (ou contestação) acontece quando um comprador pede o cancelamento da compra direto na operadora do cartão de crédito dele.


Quer saber mais sobre o assunto? Temos um guia completo sobre chargeback, clique AQUI.

 

Veja aqui Quais os motivos para um comprador iniciar uma contestação?

 

Qualquer pessoa que comprou online tem o direito de pedir este cancelamento em até 180 dias após a última parcela da compra. Ou seja, um comprador que dividiu uma compra em 12x tem mais de 1 ano para solicitar o cancelamento com o cartão. Pode parecer muito, mas a lei funciona assim. Neste caso, o Moip também perde dinheiro como você e, infelizmente, é um risco do negócio e não é possível prever que vai acontecer.

 

O que a fazemos para ajudar nossos clientes em casos assim é tentar reverter essa situação direto com o comprador.  Para fazer isso, precisamos que você sempre envie para gente alguns documentos.

 

Veja aqui Como enviar documentos para reverter uma contestação?

 

Se você encaminhar estes documentos no prazo estipulado, que é de 10 dias uteis após o bloqueio dessa venda (transação) dentro da conta Moip, nós trabalharemos para tentar a reversão deste Chargeback para você.